domingo, 22 de fevereiro de 2009

Luas de Júpiter



As Luas de Júpiter são muito interessantes.
É possível observar a posição delas com um pequeno binóculo.
Io, Calisto, Europa e Ganimedes assim chamados os 4 Satélites Galileanos, em homenagem ao famoso Astrônomo Italiano Galileu, que os descobriu.
A velocidade da Luz foi calculada pela primeira vez, a partir da diferença de tempo que os eclipses das Luas de Jupiter aconteciam, pois o período de órbita delas era conhecido, mas se alterava em função da aproximação ou afastamento de Júpiter em relação a Terra...

Enquanto Ganimedes completa uma volta em torno de Jupiter, Europa 2 voltas e Io 4.
As Luas de Jupiter exercem tanta curiosidade que os cientistas tem as mais diversas teorias sobre o comportamento delas.
A questão do calor de seus núcleos por exemplo; Acreditam que seja em função das deformações provocadas pela força gravitacional de Jupiter, que fazem derreter o núcleo pelo atrito das forças de maré...
Que doidera, e apesar da enorme distância do Sol, mesmo com a superfície gelada, pode haver um oceano líquido por baixo dela, e por isso pensam que essa seria uma condição especial para conter alguma forma de vida.
Dessa mesma maneira, os cientistas acreditam que o núcleo da Terra seja derretido pelo atrito causado em função das deformações provocadas pela força gravitacional do Sol e da Lua.
Haja força gravitacional!
Mas será que é por isso mesmo?
Não seria uma condição criada a partir da posição dos satélites em relação ao Planeta e do Planeta em relação ao Sol, que fariam seu núcleo girar mais rapidamente que a superfície, e além disso a alta pressão interna criaria uma segunda condição que seria a de um reator de fusão nuclear, gerando mais calor e átomos com núcleos mais pesados?
Sendo assim, querem enviar sondas para explorar as Luas de Jupiter o quanto antes, para ver o que há realmente por la...

Nenhum comentário: